Trata-se provavelmente do mais emblemático e inconfundível motor da história automobilística.
Um motor simples de baixa manutenção mas com uma resistência fora do normal, são 1192cc com 30cv que conseguem levar o carro lentamente a todo o lado com maior ou menor dificuldade fazendo lembrar-me a história da lebre e da tartaruga.
O motor antes do restauro, estava como o restante conjunto ou seja muito bom não sendo necessário abrir o bloco, no entanto o aspecto era mau… cabos de velas amarelos, chapas pintadas, repintadas e retocadas a pincel, para além da ferrugem, e componentes sujos.
Não havendo necessidade de complicar, tinha-se apenas de fazer uma revisão dos componentes e melhorar o aspecto geral do conjunto.
Assim, e aproveitando o motor retirado aproveitámos para desmanchar todas as chapas, colector, distribuidor, dínamo… enfim tudo.
De toda a chaparia do motor foi removida a totalidade da tinta com escova de aço e disco de nylon acoplado ao berbequim, assim como a outras peças em que foi necessário efectuar trabalho semelhante, tal como o colector, bobine, etc…
Foram estas peças depois tratadas com primário próprio, pintadas com a referência de origem (Preto - L041) e envernizadas dando-lhes um acabamento espectacular.
Quanto ao carburador, ficou a cargo do amigo Vilaverde fazer a limpeza, revisão, tendo sido adquirido um kit de reparação para o mesmo. A limpeza exterior do Solex 28 foi mais um trabalho de paciência, efectuado com palha de aço… só olhando para o carburador dá para ter uma percepção da paciência e trabalho de dedicação dispendido.
O dínamo apesar de nunca ter falhado, mas aproveitando estar tudo desmontado decidiu-se dar uma revisão, verificando-se depois que o induzido estava a começar a dar passagem de corrente. Era necessário arranjar um novo, e após alguma procura… não foi novo mas usado em bom estado.
A bomba de Gasolina quase 50 anos depois também levou uma reparação profunda, levando um kit de reparação novo, como o antigo veio denotava já um desgaste considerável e o do kit não era igual foi necessário mandar fazer num torneiro um veio em latão igual ao de origem.
Aos poucos o motor vai recebendo os elementos como se de uma arvore de natal se tratasse ao receber as bolas, fitas… e os chocolates. Está a ficar na minha opinião muito bonito, aceitando no entanto as opiniões dos outros.
As fotografias no entanto dão para ter uma percepção como o motor vai ficar, comparando com as de como ele estava
Um motor simples de baixa manutenção mas com uma resistência fora do normal, são 1192cc com 30cv que conseguem levar o carro lentamente a todo o lado com maior ou menor dificuldade fazendo lembrar-me a história da lebre e da tartaruga.
O motor antes do restauro, estava como o restante conjunto ou seja muito bom não sendo necessário abrir o bloco, no entanto o aspecto era mau… cabos de velas amarelos, chapas pintadas, repintadas e retocadas a pincel, para além da ferrugem, e componentes sujos.
Não havendo necessidade de complicar, tinha-se apenas de fazer uma revisão dos componentes e melhorar o aspecto geral do conjunto.
Assim, e aproveitando o motor retirado aproveitámos para desmanchar todas as chapas, colector, distribuidor, dínamo… enfim tudo.
De toda a chaparia do motor foi removida a totalidade da tinta com escova de aço e disco de nylon acoplado ao berbequim, assim como a outras peças em que foi necessário efectuar trabalho semelhante, tal como o colector, bobine, etc…
Foram estas peças depois tratadas com primário próprio, pintadas com a referência de origem (Preto - L041) e envernizadas dando-lhes um acabamento espectacular.
Quanto ao carburador, ficou a cargo do amigo Vilaverde fazer a limpeza, revisão, tendo sido adquirido um kit de reparação para o mesmo. A limpeza exterior do Solex 28 foi mais um trabalho de paciência, efectuado com palha de aço… só olhando para o carburador dá para ter uma percepção da paciência e trabalho de dedicação dispendido.
O dínamo apesar de nunca ter falhado, mas aproveitando estar tudo desmontado decidiu-se dar uma revisão, verificando-se depois que o induzido estava a começar a dar passagem de corrente. Era necessário arranjar um novo, e após alguma procura… não foi novo mas usado em bom estado.
A bomba de Gasolina quase 50 anos depois também levou uma reparação profunda, levando um kit de reparação novo, como o antigo veio denotava já um desgaste considerável e o do kit não era igual foi necessário mandar fazer num torneiro um veio em latão igual ao de origem.
Aos poucos o motor vai recebendo os elementos como se de uma arvore de natal se tratasse ao receber as bolas, fitas… e os chocolates. Está a ficar na minha opinião muito bonito, aceitando no entanto as opiniões dos outros.
As fotografias no entanto dão para ter uma percepção como o motor vai ficar, comparando com as de como ele estava
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