... tenho tenho o carro a andar, e desta vez espero que muitos Km´s.
Este VW1303 foi totalmente restaurado em 1996, tendo andando com ele cerca de dois anos e meio, ( andou muito durante esse periodo...).
Depois o motor vitima da inexperiência do condutor, e devido aos apertões que levava... não esquecer que o carro tinha na altura 23 anos, foi-se cansando até que cometi talvez o pior erro... levei-o a uma oficina de amigos, cuja especialidade é os novos e semi-novos... o que que fez com que o relógio parasse no tempo, não havia tempo para os arranjos, afinações, etc... talvez porque fosse de "amigos"...
Na 1ª paragem, já nem me lembro qual era o principal problema, lembro-me apenas das insistências feitas para que o carro, parado cerca de 1 ano voltasse a andar. A solução nessa altura passava por reparar o motor ou tentar arranjar um novo "velho" para substituir o de origem.
Encontrado o motor (1600cc de uma brasilia) pusemos o carro a andar uns meses, mas as visitas à oficina eram mais que muitas... até que se verificou também que o motor que se tinha colocado também não estava em condições...
Novamente a solução anterior, repara-se o motor ou arranja-se outro... e o tempo a passar.
Mais um motor novo "velho" para substituir o anterior, desta vez pensava-se que ia aguentar mais uns tempos... pois segundo o vendedor disse que o motor estava impecável e como era amigo do meu amigo, o dispensava para o desenrascar.
Anda não anda, lá ia eu insistindo para me meterem o carro a andar... até já tinha vergonha de pedir, e acho que eles também, só de me verem a entrar na oficina.
... até que em meados de 2005 (passados quase 6 anos) resolvi com um outro mecânico verificar que barulhos estranhos eram aqueles que não me soavam bem, e perceber de uma vez por todas com o que é que podia contar.
Fomos desmanchando o motor por fases, e verificando as doenças... o colector de escape tinha fugas atrás de fugas... tapadas com massas... mais adiante e depois de substuido o colector por um novo estavamos esperançados que tivessemos resolvido os problemas.
Uma vez mais, puro engano, o toc toc estranho não desaparecera... desmanchámos as tampas de valvulas, para verificar se estava alguma desarpertada ou demasiado apertada... lá as afinámos, mas sem resultados.
Como eu sou daqueles que detesta ver os carros parados na beira de estrada por falta de assistência ou desleixo dos proprietários, resolvi avançar apesar do aperto ao cinto.
Desmanchadas as cabeças, verificámos que as sedes das valvulas estavam estaladas... e que por muitos casquilhos que se pudessem colocar não seriam a solução indicada, seria apenas um adiar de alguns meses.
Outra decisão era necessária, comprar novo ou velho... e desta vez optei pelo novo, apesar do rombo no orçamento.
No entanto e uma vez que iria comprar duas cabeças do motor novas, seria indicado comprar as do 1600cc com os devidos piston´s e camisas (uma pipa da massa).
Montado o motor no carro, mal era esperada a hora de dar à chave e verificar se estava tudo bem.
Não estava!
O carburador resolvera não colaborar não dando a afinação necessária... lá fui eu comprar um Kit de reparação do carburador solex 31 Pict1.
Era desta pensava eu! erradamente claro! o carro não afinava...
Tinha de arranjar um novo carburador para o carro, após conversa com os amigos e entendidos e já que ia gastar dinheiro era melhor comprar o carburador adequado às peças novas (solex 34 pict1).
Buscas e mais buscas na internet, até que o carurador novo foi colocado no sitio, juntamente com uma bomba de vacuo nova, um filtro de ar a condizer, cabos de velas novos, tampa do distribuidor novos e uma nova polie cromada.
O carro continuava a não se conseguir afinar, até que depois de tudo montado levei-o a um especialista em VW´s refrigerados a ar.
Finalmente... o carro está pronto!!! já andei com ele cerca de 1000Km, sempre a seguir as instruções, sem acelerar muito, uma vez que está na rodagem... o motor parece um relógio suiço.
Quanto ao resto, e devido à imensidão de tempo que passou, já existem outros elementos a necessitar reforma, mas nada de especial... (por exemplo: o elevador do vidro e fechadura da porta esquerda, pega para as mãos, tudo peças já encomendadas)
Vai passar a ser o meu carro do quotidiano, este meu grande Herbie...
quarta-feira, junho 28, 2006
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