quarta-feira, julho 23, 2008

O Caramelo…

Personagem caricata que merece referência no Blog. Para além dos laços de amizade existe um respeito enorme por alguém que faz tudo… ou quase tudo, desenrascando uns e outros.

Li recentemente numa revista de veículos antigos que existia um tipo muito conhecido que era “pau” para toda a obra, mesmo que não soubesse fazer… inventava. Quer fosse carros, motas, trabalhos em casa, era um faz tudo, desenrascava toda a gente ficando conhecido por isso.

Este Caramelo como gosta de ser chamado, é também ele um faz quase tudo, é mecânico de profissão em oficina automóvel de um grupo económico cotado em bolsa, mas por fora faz os seus “biscates” em parcas instalações abarracadas que não é mais do que um conjunto de ferros e barrotes tapados com telhas de chapa ferrugentas e dois portões.

As ferramentas são as básicas… nada de elevadores, computadores ou qualquer outro tipo de máquina usual em qualquer oficina moderna… apesar de por lá vermos um enorme compressor, jogos de qualidade e arrumação q.b.

Este artista cómico de aspecto, parecendo uma caricatura mal feita de uma qualquer banda desenhada, está sempre a rir, e a colocar os outros bem dispostos… porque tristezas não pagam dívidas. Aliando esta boa disposição à qualidade do serviço apresentado… só pela maneira como se veste, o cabelo esfregona que tem e as macacadas que faz é digno de um qualquer vídeo amador do youtube.

Este caramelo também desenrasca, mas aí é uma escolha do cliente… a responsabilidade nesses casos não lhe pode ser imputada, e em tempos de crise aparecem muitos mais clientes do desenrasca do que o era de esperar… infelizmente.

Mas falando dos outros ofícios, desde soldador, canalizador, electricista, até cozinheiro e bom garfo à mesa entre outras funções faz com alguma facilidade… à mesa é pena por vezes não o ver acompanhar devidamente as refeições dando primazia à sua amada Coca Cola e outros reles refrigerantes. Este gajo é maluco, por vezes o penso, outras até o digo em voz alta… entre outras coisas, a sua peculiar maneira de estar e falar com as pessoas que pouco conhece é exactamente igual às da família ou conhecidos de longo tempo… é tudo por tu… tu isto, tu aquilo. Por vezes até quando calha apresentar a outras pessoas, o primeiro impacto deve ser de estranheza mas logo passa porque é fácil às pessoas verificar que se trata de uma pessoa simples, humilde, com princípios, respeitadora, que gosta de falar do que sabe, que gosta de aprender e que dificilmente diz não.

Foi nomeado recentemente condutor particular da Tavern Garage do Barreiro para as próximas deslocações uma vez que não bebe, mecânico, desempanador e cortador de ananás


O próximo passo é convencê-lo a ter o seu próprio veículo clássico…

1 comentário:

Anónimo disse...

estas satisfeito . conseguiste o k kerias , la vou eu ter k andar com outra lata velha e k esta sempre a dormir . abraço caramelo