segunda-feira, setembro 29, 2008

Overhaulin à portuguesa…


Ainda estávamos nós na fase de experimentação da Variant, todos satisfeitos com a aquisição, quando de repente ela pregou-nos uma grande partida.

Depois de adquirida e após ter efectuado alguns km´s, cerca de 100 em trajectos relativamente curtos ao mais alto nível, IPO sem anotações… enfim tudo parecia funcionar perfeitamente até que era chegada a hora de a esticar um pouco mais.

Como tínhamos de ir à Montyparts na tradicional romaria dos sábados de manhã, buscar umas coisas sem grande importância, dar dois dedos de conversa com os amigos e ao mesmo tempo apresentar a Variant ao pessoal.

Chegada à porta da loja, reparámos que havia uns salpicos de óleo na parte traseira da carrinha, uns pingos no chão… depois de arrefecer fomos tentar identificar o problema, era o retentor da cambota entre o motor e a caixa.

Assim já tínhamos petisco… tínhamos de tirar o motor fora, não estando deveras nos planos mais próximos, mas o pior estava para chegar.

Vimos o nível de óleo, colocámos o que estava em falta e acrescentámos um pouco mais para compensar o que iria perder na viagem de regresso.

Peças compradas, despedidas efectuadas e alê que se fazia tarde para o almoço, íamos em plena A2 a rolar calmamente quando já perto das portagens de Coina tivemos de encostar, vinha ao volante quando de repente oiço o barulho tradicional do motor a ficar ligeiramente mais rouco e parámos logo.

Como ficávamos relativamente perto da bomba de gasolina da Quinta do Conde, ainda o caramelo se aventurou a saltar a vedação da Auto-estrada e ir buscar uma embalagem de óleo.

Colocado o óleo, já depois de ter chegado entretanto a carrinha de assistência da Brisa, pensámos isto é Volkswagen vai ser só dar à chave e andar.

Pela primeira vez em dez anos de VW enganei-me… não deu, ficámos mesmo apeados… o motor agarrou.

Nisto e com aquela raiva toda, contactos efectuados, ideias pelo ar decidimos efectuar um overhaulin à portuguesa.

Eram sensivelmente 15h quando o reboque chegou, não tínhamos ainda almoçado, tínhamos uma jantarada já combinada e uma concentração no dia seguinte às 8:30h, o Objectivo era levar a carrinha novamente a trabalhar.

Foi um resto de tarde árduo, desliga fios, desmonta motor, tira chaparias, tira todo o resto de coisas como carburadores, bomba de gasolina, alternador… etc, etc.

Fomos aos poucos anulando as possibilidades até que chegámos à pior conclusão, o motor tinha agarrado no pior sitio, na biela (apenas uma).

A tarde já ia longa, identificado o material que fazia falta era tempo de pedir um favor ao Júlio Monteiro que mais uma vez se prontificou para ajudar dentro das possibilidades, em stock na loja havia todo o material que seria necessário para voltar a meter o motor a trabalhar, mas havia um senão, o Júlio estava no Alentejo e o objectivo era fazer uma directa.

Também se conseguiu dar a volta à situação, o Paulo que é um novo elemento da equipa Montyparts mostrou-se também ele disponível para ajudar. Mostrou também que é realmente um amigo, acima de tudo um gajo à maneira.

Até desmontarmos tudo e à maneira que íamos desmembrando o bloco do motor, fomo-nos infelizmente apercebendo que aquele bloco já tinha sido aberto e que o trabalho efectuado na altura não tinha sido o mais adequado, verificámos por exemplo que uma saia do Pistão já tinha sido soldada, que havia alguns desgastes que não tinham sido compensados com o material adequado, as próprias camisas já apresentavam algumas manchas e riscos significando que mais cedo ou mais tarde haveria um consumo indevido de óleo.

Resumindo, tivemos de passar ao plano B, lá na garagem existia um motor 1600 proveniente de uma Brasília todo reparado e pronto a colocar num carro, no entanto havia um problema, no tipo 3 existe uma trave que é o apoio do motor ao chassis enquanto que na brasília ou nos carochas não existe esse apoio, assim existe uma alternativa, um kit que aproveita os pernes da bomba de óleo para adaptar a essa trave.

Lá começámos o processo inverso de montagem do motor… mas já exaustos e chegados às 07:30h rendemo-nos e em vez de irmos conforme combinado de variant… lá tivemos de ir de 1303.

Fomos à concentração de motos antigas do Pinhal Novo e também à concentração do Hacets na Baixa da Banheira.

Depois de almoço, com o cansaço acumulado já não houve condições para acabar o trabalho (cerca de mais 2 horas de trabalho pela frente…), ficando para efectuar durante esta semana.

Foi inglório, mas de extrema utilidade ao nível do conhecimento mecânico adquirido.
Quanto ao bloco original da carrinha, vai ser preparado já sem pressas… peça a peça.

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