terça-feira, janeiro 23, 2007

redescobrir o prazer de conduzir o meu carro...

... é algo dificil de imaginar e também de explicar, no entanto aqui vão algumas dissertações sobre o assunto.

Este carro tem tido várias etapas... várias tentativas de restauro, ou seja quando se arranja uma coisa logo a seguir aparecia outra. Acontece que nunca me sentia confiante em passear com o carro e por vezes até sentia vergonha, confesso!! de andar com o carro como andava.

Benditas chuvadas de Novembro, a agua que entrou no carro com toda a força e que provocou tamanha revolta... devia ser agua benta. Hoje sinto-me novamente orgulhoso do carro que tenho.

"Grande Pancada" esta coisa dos carochas e pensar que temos o carro resturado... estes veiculos antigos nunca devem estar a 100% se não perdem a piada. É importante termos algumas coisinhas para nos irem entretendo...

Mas dissertando um pouco sobre o que foi feito e que não teria sido possivel sem a ajuda preciosa do Luis Parrado e do Jorge Vilaverde, a quem desde já quero agradecer juntamente com a familia pela paciência demonstrada.

Tiradas as alcatifas ensopadas, termos deixado secar o fundo do carro com a ajuda de secadores, panos, etc... foi preciso limpar o fundo todo do carro antes de passar à fase das decisões, atamancar ou resolver de uma vez os podres existentes. Decidimos pelo arranjo como deve ser, afinal não eram assim tantos como inicialmente se chegou a pensar.

O carro foi para uma oficina especializada e de lá veio apenas com o trabalho de chapa efectuado, pequeno grande pormenor no meio deste trabalho é que já que se iria mexer na chapa havia uma certa ferrugem a despontar em alguns sitios da carroçaria, o que diga-se atrofiava-me só de olhar. Fizémos um acerto de contas e decidimos pintar 2 painéis... a tinta ficou completamente diferente mas com uma côr que eu achei piada, novo acerto de contas foi necessário fazer e o carro acabou por sair da oficina com uma côr nova.

Segunda etapa, o trabalho de chapa estava feito mas faltava tudo o resto.
Dias e noites de volta do carro na garagem, foi necessário darmos inicialmente um tratamento para a ferrugem com "baba de choco" (alcunha dada ao conversor de ferrugem da Cin - Cinofer) que fica com uma tonalidade negra depois de seca. Depois foi a aplicação de um bom primário e seguida uma pintura a preto.

Seguimos o exemplo do carro do Luís e isolámos o fundo do carro por dentro com tela de alcatrão, juntamente com uma espécie de material utilizado no capôt do motor dos carros novos, dando uma insonorização espectacular ao carro.

Levou ainda uma alcatifa azul nova de origem volkswagen, feita com base nos moldes da velha.

Fizémos uma nova consola central, uma vez que a que estava no carro para além de velha não tinha... "aquele impacto" conforme pretendido.

O carro começava a tomar jeito e o gosto começava a renascer com muito mais força... juntamente com a ansiedade de ver o carro pronto a andar.

cada vez que via no catálogo ou revista de peças uma coisa que ficava melhor ou que era necessário substituir... tinha chegado a altura, era agora ou era já.

A capa do tablier foi exemplo disso, para quem conhece os modelos 1303 da vw são feitos de vinil e hoje em dia é muito raro ver um carro destes com um tablier sem fendas, o que dá mau aspecto. Depois de tanto trabalho era mais do que natural que fosse uma prioridade. Ficou espectacular!!!

Juntando à capa do tablier veio da loja mais umas coisitas, umas delas muito complicadas de montar, estou-me a lembrar principalmente da valvula de marcha-atrás e da instalação electrica que dois curiosos tiveram de efectuar.

Entre outras coisas que se montaram novas no carro, por exemplo as pegas laterais que estavam velhas e ressequidas, umas opticas H4 novas, umas calhas interiores das portas cromadas e mais umas coisinhas...

Nesta fase pensei que já não havia nada para comprar, que faltava apenas montar as peças... pintar algumas coisitas e era andar, andar, andar.

Entretanto ficaram algumas coisitas na Montyparts (loja de peças para este tipo de carro na Damaia), uns farolins traseiro novos da Hella, uma protecção de Borracha preta para colocar na tampa do motor e uns estribos alemães novos.

Os estribos já estão montados mas o resto das peças ainda não chegaram, os tapetes também já estão quase prontos... enfim caminha para o fim mais uma etapa na vida deste velho novo carro.

Falta ainda fazer como inicialmente disse algumas coisas, para que isto tenha alguma piada... tirar os pára-choques para os pintar por dentro, pintar uma chapa interior por baixo das alcatifas, pintar também as hastes do limpa pára brisas, montar o raspador exterior do lado direito cuja borracha está ressequida e partida.

Enfim haja algum entretimento para se ir fazendo...

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