Tenho a paixão, maluqueira, doença por vw´s refrigerados a ar como se pode constatar através de todos os artigos do Blog.
No entanto adquiri um carinho especial por um carro japonês, um Datsun... parece estranho não é?
Trata-se de um modelo raro, só por isso tem o seu interesse... mas ainda não é meu.
O carro é do meu tio, imigrante reformado, radicado no Canadá. Ultimamente tem vindo a Portugal de férias entre 3 a 4 meses por ano, tendo adquirido um veiculo mais recente, mais confortável, tecnológicamente mais avançado, mas nada que se compare ao charme natural de um automóvel clássico.
Breve história do carro, como eu a conheço...
O carro foi adquirido em Novemmbro de 1967 pelo então Duque de Palmela, ao que parece era um apaixonado por carros, trocando-os como se de camisas se tratasse. Na altura deve ter sido um dos carros que vieram para Portugal para demonstração, para arranjar um importador... o Entreposto começou a importar os Datsun´s a partir de 1968.
Em 1973, o meu tio decidiu trocar o seu "maquiavélico" Vw carocha por um carro maior, e como ele o antigo proprietário costumavam ir para a rambóia juntos, o negócio efectuou-se sem grandes problemas.
O meu tio em final de carreira de basquetebolista profissional, com a conjuntura económica que se vivia em Portugal na altura, decidiu ir à conquista em terras de além mar.
O carro ficou na garagem, imobilizado à espera que o dono viesse.
Em 76" sei que foi o carro que levou os meus pais no dia do casório, a partir daí o carro ficou imobilizado na garagem por mais de 20 anos.
Em meados de 90, o meu tio veio a Portugal passados muitos anos de ausência e falou-se em pôr o carro a andar... só acontecendo em 2000.
Na altura lembro-me de se ter colocado uns pneus novos, um escape, alguns tubos da refrigeração do motor que estavam ressequidos, oleo e gasolina.
Fez esse verão e o seguinte, tendo voltado a ficar imobilizado, tal como está.
Este ano, e corolário de algumas tentativas goradas consegui que o meu tio me desse carta branca para o pôr novamente a andar, isto porque ele é daquelas pessoas que se apega às coisas de uma tal maneira que não consegue abrir mão delas... vender está fora de questão.
Fruto da minha paixão pelos carochas, o gosto, o tratamento e dedicação visivel que nutro por estes carros, levou que ele também gostasse de ver novamente o carro arranjado.
O Datsun 2000 Deluxe Six, vai novamente andar, mas ainda falta fazer algumas coisas: as bombas de embraiagem e central de travões têm de ser novas, os tubos do sistema de travões têm também eles de serem substituidos, as jantes apesar dos pneus novos precisam de serem tratadas, os pára-choques re-cromados... enfim algumas centenas de euros e horas de dedicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário