segunda-feira, janeiro 14, 2008

O primeiro carro...

100 anos ou mais...

“estórias” de outrora que fazem parte da história de família.

Relatos de história. Através de meus pais e documentação existente na família vou sabendo aos poucos das raízes genealógicas, estórias, vivências e relatos no mínimo engraçados…

Entre algumas e relacionadas com o mundo automóvel a que dou particular atenção, existe uma que me deliciei a ouvir.

Meu bisavô, da parte de minha mãe, a qual me vai contando estórias vividas e ouvidas de tempos antigos, era um visionário, procurando através de várias viagens pela Europa no inicio do séc. passado adaptar, melhorar e inventar novas máquinas industriais, tendo criado algumas que viriam a ser utilizadas na Fábrica Herold, que era uma das mais importantes corticeiras nacionais possuindo instalações no Barreiro, Vendas Novas e Sines.

Era uma pessoa de bem, respeitadora e respeitada no seio desta família industrial, ao mesmo tempo que era a pessoa onde era depositada toda a confiança da gestão da fábrica. Assim e por via disso era também que tinha algum poder de influência.

Numa das viagens à Alemanha e com os primeiros carros a circular, resolveu com autorização dos patrões trazer um para o Barreiro sendo o primeiro carro a circular nesta Cidade, não existindo nos registos familiares qualquer alusão ao ano, ou modelo do veiculo… existe apenas a fotografia da frente do carro com ele ao volante.

Existem duas "estórias" que eram contadas por uma tia de minha mãe já falecida que me despertaram alguma curiosidade e que em parte é parecida com outra referida em revistas de carros antigos.

Numa viagem dos patrões da fábrica Herold às suas instalações de Sines, com o meu bisavô ao volante do carro e chegados a meio da viagem houve um animal que se assustou provocando ira e estupefação na população local, e que ao verem aquele veiculo estranho quiseram retê-los provavelmente para chamar alguma autoridade. O incidente ficou resolvido quando o condutor do automóvel referiu que estavam a abrir caminho para El-Rei passar… a partir daí a população mudou o seu comportamento e acabou desejando-lhes boa viagem.

Outra estória que cresci ouvindo foi que o meu bisavô depois de tanto tentar convencer um médico local, (Dr. José Pedro da Costa) de quem era familiar, este lhe terá dito que compraria o carro se este o levasse no automóvel ao cimo da serra da Arrábida, pois não acreditava na altura que tamanho feito fosse conseguido.

Não sei o resto da estória, não sei se realmente o médico acabou por comprar um carro, mas que o carro subiu a serra lá isso subiu.

Existe outra fotografia de um carro antigo, alguns anos mais recentes também do qual também não tenho qualquer informação sobre o ano, marca ou modelo.


Acho que em parte o bichinho dos carros antigos na familia está explicado...

Sem comentários: